Pular para o conteúdo principal

FADO, DANÇA FLAMENCA E TANGO

         Nas cidades que visitamos em nossas viagens procuramos além de visitar museus, monumentos, dentre suas representações culturais, buscamos também conhecer as artes típicas daquela cidade, foi assim em Lisboa, Madri e Buenos Aires. A música e a dança nestas três cidades são representações muito fortes, possuem ritmos que teimam em se manterem vivos no imaginário de seus habitantes e na memória de seus visitantes. Esses ritmos, as letras de suas canções foram em alguns momentos trilha sonora para situações que marcaram a sociedade e assim se fixaram como representações simbólicas destes acontecimentos daí se manterem vivos. Na minha memória foram guardados pela plástica das apresentações e pelo misto de sentimento e emoção que transmitiram. Infelizmente não foram devidamente registradas, que pena!
         Em Lisboa fomos à casa de fado A Casa de Linhares que fica localizada no bairro de Alfama, um restaurante muito bom, de ambiente acolhedor e para um pequeno número de visitantes, onde é melhor fazer reserva. Aí assistimos a uma bela apresentação de fado. O Fado cantado por um/a fadista e acompanhado por uma guitarra portuguesa (espécie de viola) é uma música de uma nostalgia, uma melancolia profunda, é o choro da saudade, da dor, do amor e pelas perdas da vida. O fado conheceu seu apogeu em Lisboa com Amália Rodrigues.
                        
                           Video da casadofado no Youtube
          Em Madri fomos ao restaurante El Corral de La Pacheca, um ambiente amplo, mas bem concorrido. Lá o auge do jantar é a apresentação da música e da dança flamenca. Um espetáculo de muita emoção, forte. O flamenco um misto de música e dança de influência cigana é acompanhado de palmas, sapateado, castanholas e guitarra flamenca (uma espécie de violão). Em cada apresentação os dançarinos interpretam a canção com muita emoção e paixão num ritmo frenético produzido pelo acompanhamento das palmas, do sapateado e de outros dançarinos que acompanham gritando olé e provocando o clímax da apresentação. O estalar dos dedos, e o semblante transfigurado do dançarino completam o esforço para trazer de dentro da alma a essência do canto.





          Em Buenos Aires já fomos a duas apresentações de tango, a primeira no Piazzolla Tango, no bairro de San Martin, um teatro muito bonito e onde também é servido um jantar. Nesta casa assistimos a uma bela apresentação e acho que mais próxima de um verdadeiro tango. Já nossa segunda experiência foi na famosa casa de tango Senhor Tango muito famosa, mas é muito mais espetáculo, uma apresentação muito plástica, preferi à primeira. Dançado originariamente nos bairros de classe baixa, no tango os dançarinos deslizam suavemente e a proximidade dos corpos emprestam a ele um ritmo provocante e sensual, levados por uma música que transmite ao mesmo tempo tristeza e sensualidade. Na Argentina está associado a figuras como o cantor e compositor Carlos Gardel e ao músico Astor Piazzola.

                     
                         Video de Alineilin no Youtube- Aline nossa companheira de viagem

Comentários

  1. Olá Valéria!!
    Tudo bem querida?
    Hoje é a primeira vez que visito seu blog! Vim através do seu simpático recadinho na postagem "A Arte de Comentar nos Blogs".
    Nossa, você mora no Rio Grande do Norte?? Uau!! Deve estar o maior calor por aí não? rs
    Por aqui está um frio congelante! Sabe, eu até gosto de frio, as pessoas ficam mais elegantes e é só entrar num estabelecimento qualquer que já nos aquecemos por causa do ar condicionado. Acho mais prático, mas nada como um calor maravilhoso do nosso Brasil para nos bronzear nas prais que só o nosso país tem!

    Bom, quanto ao seu comentário lá no blog, você não está sozinha nesta questão de não receber respostas aos seus comentários. Ainda tem muita gente que só quer saber de quantidade de seguidores, começam a te seguir e deixam só um comentário para nunca mais voltar, como se fosse uma isca. Muito feio isso.

    Por outro lado, encontramos pessoas maravilhosas e fazemos muitas amizades bacanas.
    Seja muito bem vinda ao meu blog querida e muito obrigada pela sua visita!

    Olha, um dos meus sonhos é conhecer a Espanha. Imagino que deva ser um lugar encantador mesmo. A dança flamenca é maravilhosa! Ah, amo tango também!! Mas meu marido não curte a idéia de eu dançar com outro homem. Hummm, porque será hein!!! rsrsrs

    Bom, hoje vou ficando por aqui.
    Estou de mudança do Japão para o Brasil, então imagina a correria toda aqui!!!!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia!
    Antes de tudo, obrigada pela visita!
    Eu adoro o frio, só viajamos em período de inverno nas outras cidades. É todo um charme, vestir aquelas roupas de frio, não o congelante que você fica como esquimó...
    Adorei a dança flamenca e isso porque não fui nas melhores casas, esta era para turista ver.
    Vamos percebendo aos poucos quem são realmente nossos amigos virtuais, acho que já vislumbro alguns...
    Faça uma boa mudança, bem vinda ao Brasil e ao meu blog!
    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria, vim retribuir a visita, obrigada por ter estado no ETERNO.
    Estive lendo alguns dos seus textos, o que foi suficiente para querer ficar por aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Néia!
    Obrigada também! Estou sempre aparecendo por lá, você posta textos muito bonitos, de muita sensibilidade!

    ResponderExcluir
  5. valeria, brigada pelo post. sim, pensamento positivo e procurar apoio Nele eh uma dica boa. beijos!

    ResponderExcluir
  6. Flamenco é tudo de bom!!! me arrepio sempre que ouço e assisto um bailado flamenco. Tenho umas castanholas pra tocar de vez em quando e deixar o marido doido...rsrsrsrsr bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    O flamenco é muito intenso, emocionante, lindo...
    Ihh cuidado com essas castanholas, é emoção demais, heim? rsrs

    ResponderExcluir
  8. Oi Valéria.
    Eu, boa descendente de portugueses que sou, adoro fado. Na minha última passagem por Lisboa, trouxe vários CD's.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  9. Oi Cristiana!
    O fado é muito bonito e suas canções puro sentimento. Lisboa é uma maravilha, não? Somos privilegiadas em desfrutar de tantas coisas belas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Valéria... estou atualizando a leitura e viajando nos seus posts... pura nostalgia!

    ResponderExcluir
  11. Oi Veni!
    Que assinatura diferente?!
    Precisamos sair da nostalgia e transforma-la em realidade!Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Parabens pleo post!!! vc tem mais alguma indicação de restaurante com dança flamenca em Madrid? eles buscam no hotel? como compro a entrada? to precisando urgente de dicas...desde ja agradeço a atençao!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem