Pular para o conteúdo principal

CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTERNET

Imagem retirada do Google

                                                                            
           Todos nós sabemos o quão pequeno o mundo ficou com o advento da internet, e o quanto esta democrática ferramenta é poderosa. Esta temática já está pra lá de superada e já não nos admiramos mais com as tão frequentes novidades nesta área. Então pra que que eu vou falar nisso?  É que me pego de vez em quando pesando os prós e contras de minha inserção nas redes sociais e fico boba quando penso o quanto ela foi assimilada no meu dia-a-dia. Noossa, quando eu assisti a uma palestra sobre a internet nos anos 80 fiquei pasma com toda aquela logística de transmissão de dados e eu que mal sabia ligar um computador nem tinha ideia de que tê-la ou não em minha vida faria ou não diferença.
           O volume de informações que são produzidas e a velocidade como elas chegam até nós através de computadores, celulares, dos recentes tablets e outros mais, nos fazem correr como enlouquecidos atrás de tanta informação e isso nos mostra como a internet via redes sociais nos oferece várias novas maneiras de perceber a realidade. Uma coisa é certa se a informação se avoluma, é intensa, não temos tempo para assimilar tudo, embora muita coisa seja de teor descartável.  O que às vezes me preocupa é pensar na nossa responsabilidade do que vamos compartilhar na internet, embora sejam muitas vezes mensagens instantâneas, efêmeras por um lado, por outro elas têm o poder de serem eternizadas, muitas vezes até em fotos e vídeos que ficam como tatuagens e pior, facilmente reproduzíveis.  Aos poucos vamos deixando nossas pegadas e ao mesmo tempo cultivando nossas sementinhas. Passei dois meses sem escrever nada no meu blog, mas vez ou outra quando o visitava via que ele possuía vida própria, que ele estava sendo visitado por pessoas do mundo inteiro e meus textos estavam ali circulando pela internet sem minha interferência. É incrível, em apenas poucos segundos após publicar este meu texto que também estará no meu facebook ele poderá ser comentado, curtido, compartilhado, copiado e de certa forma deixará de ser meu, como um filho que criamos para o mundo. Fico feliz e assustada ao mesmo tempo por ver tudo isso ocorrer em tempo real, sem script, compartilhado com tantas pessoas, com o mundo.

            Uma excelente semana para todos!

Comentários

  1. Valéria...

    Um dia eu perguntei a um amigo meu blogueiro se eu podia copiar uma foto dele. Ele respondeu que qdo está na net, é do mundo e não de uma pessoa só.
    Acho que é isso mesmo. O plágio é crime sim, a cópia sem créditos é uma falta de respeito, mas qdo não queremos que ninguém copie, é melhor não colocar a público.
    Tbm acho impressionante a velocidade de uma infromação. E viva a tecnologia!!!

    Ótima semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. é aí está a gde responsabilidade de quem utiliza essa ferramenta poderosa de comunicação e ainda tem o dom da palavra para levar ao mundo e fazer a diferença.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Valéria, é isto mesmo - tudo corre a VELOCIDADE DA LUZ...
    Por isso que partilho somente coisas boas e que possam acrescentar algo. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria linda!
    Eu também fico boba com tanta rapidez que as informações nos chegam fico pensando também que fomos a geração que mas vimos a evolução tecnológica. Quando era criança e ate mesmo adolescente não existia celular, linha telefônica era comprada e era caro, computador só no “ Os Jetsons” rsrsrsr
    Hoje estamos aqui nos comunicando via internet onde tudo pode ser copiado e plagiado, fazer o que! Infelizmente tem muitas pessoas sem escrúpulos, que postam coisas
    Que nem vale a pena comentar, mas em contrapartida existem pessoas que fazem coisas maravilhosas, assim Como vc!
    Salve a tecnologia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Valeria,texto profundo que mostra os avancos do tempo e a nossa responsabilidade em tudo que escrevemos!Para pensar e repensar!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante sua reflexão. Não havia pensado sobre meu blog ter vida própria, mas a respeito da responsabilidade, isso sempre me preocupou, por isso posto textos q tiveram importância para o meu crescimento pessoal. Muita paz!

    ResponderExcluir
  7. Incrível mesmo tudo isso.

    Num segundo, tudo e todos estão tendo acesso,basta um clique...

    Lindo e oportuno texto, preocupação de todos! beijos,chica

    ResponderExcluir
  8. Verdade! Há alguns anos atrás eu nem sabia o que era essa tal de internet e hoje não vivo sem! Pela praticidade, pela quantidade de informações, pelos amigos. Infelizmente essa ainda é a melhor forma de manter contato com algumas pessoas...

    Obrigada pelo comentário no blog :) Deu trabalho pra fazer mas ser reconhecida por isso é bom demais.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga, nem me fale!

    A gente começa um blog por simples vontade de compartilhar nossos interesses, e acaba com uma baita responsabilidade nas mãos, isso tem me assustado muito também, pois tenho começado a ser questionada por resultados muitas vezes inesperados a partir daquilo que publico...mesmo assim eu digo que o fato de estar na rede tem me trazido muito mais prazeres que desencantos...então, enquanto for assim, acho que devemos seguir em frente, afinal, não estaríamos todos aqui juntos, não fosse por este fato, não é mesmo?

    Grande abraço,
    Obrigada por sua constante presença no EternosPrazeres

    ResponderExcluir
  10. Oi Valéria, sabe que eu também já pensei nisso? esses tempos estava pesquisando umas coisas na net e vi postagens minhas em outros lugares que eu nem imaginava, e nem vieram me contar, eu simplesmente achei por acaso.
    Ai fiquei pensando em quantos lêem nossos posts, não se manifestam, mas acompanham, inclusive de outros países, é incrível mesmo.
    Eu já faz algum tempo deletei meu orkut, meu facebook tá inativo e fiquei só com os blogs, mas pra cuidar deles tive que largar TV e tantas outras coisas, mas não sinto falta.
    O bom de tudo é que podemos conhecer pessoas de tantos outros lugares e até falar ao vivo com elas, é o progresso!
    Muito bom teu texto, beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Val!!!
    A internet é estupenda mesmo, acho que é uma revolução em todos os sentidos... é realmente algo poderoso, a gente fica pasma... espero que ajude a mudar a mentalidade das pessoas , e quem sabe melhorar a política e corrupção no BRASIL.
    Tenha uma semana repleta de alegrias!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  12. Valéria, muito interessante o seu texto. Isso me leva a pensar se estamos mais felizes por compartilharmos com o mundo em alguns segundos ou se éramos mais gente compartilhando com nossos vizinhos, visitando nossos amigos, nos cumprimentando ao vivo e a cores, nos abraçando, reparando que fulano(a) ou sicrano(a) ficaram mais velhos (será que também estou assim???!!!), ... , e outros mais modelos da "antiguidade".
    Será que valeu a pena? Tem efeitos colaterais?
    Ainda não sabemos dizer. Só com o tempo...
    Grande abraço.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  13. A internet é uma maravilha para o bel e para o mal, basta saber como a utilizarmos. Não gosto muito da ideia do "está na rede não tem dono". Aalto lá. Tem sim. Somos autores e esperamos os devidos créditos ou pedido de reprodução. Plágio e crime. Já tive um post inteiro retirado do meu blog. Detalhe: relato pessoal de uma viagem à Bruges. A pessoa nem se deu ao trabalho de alterar. Descobri por acaso, quando vi o meu post publicado num site que divulga notícias (diHITT). Na mesma hora pedi que fosse retirado, pois eu não dera permissão. foi um longo bate-boca virtual até que o plagiador, por fim, retirou a postagem. Nas redes sociais vou limitando cada vez mais o acessos às minhas informações, só os amigos podem ver e acessar. O que acho bom da internet é poder fazer pesquisas, organizar uma viagem e conhecer gente bacana, como você, por exemplo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Valéria, há muitos benefícios nessa nova forma de comunicação, realmente. Mas sua utilização indevida também caminha a passos largos. Da mesma forma que suas palavras, bem colocadas e procedentes, são lidas por inúmeras pessoas, em instantes, outras tantas, nada louváveis, seguem o mesmo caminho. Preocupa-me a utilização de informações pessoais que incautos, sem maldade, acabam por expor. Principalmente, os jovens.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  15. Se pensarmos muito ficamos até sem saber exatamente que posição assumir nesta sociedade, sabia?
    Sigamos o caminho do meio, né não? Nem tanto lá, nem tanto cá. Se der.
    Bjssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Valéria, exatamente essa velocidade assusta. Bem antes dos noticiosos da TV, a Internet já explodiu com a notícia. Sempre à frente. Isso é fantástico. Como tudo, esse mundo virtual, veloz, globalizado, nos coloca de joelhos diante de tanta tecnologia; por outro lado nos assusta e faz com que reflitamos sobre várias coisas. O que vale e o que deve ser descartado.
    Ótimo esse seu texto, o meu pensamento você já leu, postamos sobre a mesma coisa, mas abordados sobre dois ângulos.

    beijos,
    tais luso

    ResponderExcluir
  17. A mim assusta também, Valéria. É muita exposição, o melhor é ir devagar. Fiquei mais inibida agora, quase não tenho motivação pra escrever, justamente por estar me policiando muito. Enfim, ou aderimos ou paramos, não dá pra ficar no meio do caminho! rsrs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. A net é uma ferramenta sedutora e perigosa,tenho todo cuidado do mundo,por isso corro léguas das redes sociais,poucos sabem usar bem,e para o bem .
    Val...tenha uma páscoa linda e cheia de muita PAZ!
    beijão

    ResponderExcluir
  19. Pois é querida! Tempos modernos...
    Para nós que vivemos (e muito bem) sem internet, a novidade assusta um pouco. Porém, a nova geração já nasceu com os dedos nas teclas kkkk.
    Eu sou a favor de desfrutarmos tudo o que a vida nos oferece, porém, é preciso saber dosar as coisas...A ponderação e a temperança são dois temperos indispensáveis para uma vida tranquila!

    Beijão

    ResponderExcluir
  20. Valzinha, tenho gostado muito dos seus posts :)
    Sabe querida, acho que como vc colocou a internet tem seus prós e contras. Temos que saber usá-la de maneira saudável. Eu já entrei com uma frequência desvairada mesmo nas redes sociais da vida e percebi o quanto isso estava me deixando ansiosa, hoje dou uma pausinhas por uns dias pra cuidar mais da minha vida e do meu interior. Analisar as coisinhas de fora que eu deixo adentrar em mim.
    Mas tbm tem lados muito bons, conheci alguns amigos aqui mesmo pela blogosfera que conheci pessoalmente e que se mostraram amigos de verdade num momento em que precisei. Pessoas que falo sempre que possível e que troco alegrias, tristezas, pessoas que me acrescentam de uma maneira boa.

    É preciso equilíbrio pra lidar com essa ferramente mágica que é a internet, estar por aqui é bom, mas o magia real fica lá fora, ou melhor: lá dentro de nós!
    Vou deixar um texto que li esses dias no blog da Sheila "Passarinhos no telhado" e achei fantástico pra se pensar. Me lembrei dele agora :)

    Tempos Modernos
    "Às vezes me sinto uma anciã, lamentando o quanto a vida está ficando miserável. Não se trata apenas dos miseráveis sem comida, sem teto e sem saúde, o que já é um descalabro, mas da nossa miséria opcional. Abreviamos sentimentos, abreviamos conversas, abreviamos convivência, abreviamos o ócio, fazemos tudo ligeiro, atropelando nosso amor-próprio, nosso discernimento, vivendo resumidamente, com flashes do que outrora se chamou arte, com uma idéia indistinta do que outrora se chamou liberdade. Todos espiam todos, sabem da vida de todos, e não conhecem ninguém. Modernidade ou penúria? "
    Martha Medeiros

    Nossa, ficou enorrrme meu comment!
    Gosto muito de vc, Valzinha!
    bjos de luz e carinho

    ResponderExcluir
  21. Olá Valéria,

    Realmente, a internet é um instrumento poderoso, tanto para o bem quanto para o mal. Mister se faz acautelarmos com o que publicamos, pois poderá exercer grande influência sobre os leitores. Preocupa-me a exposição nas redes sociais e acho fundamental certa cautela quanto a dados e fotos.
    No geral, é uma rica ferramenta.

    Desejo a você e familiares uma Páscoa abençoada e com muita fé e chocolates.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  22. Se não pudermos ser um sol esplenderoso,
    contentamo-nos em ser um simples vagalume.
    **O importante é iluminar alguma coisa***
    Enquanto não posso escrever lindas palavras nas minha visitas.
    Quero ser pelo menos o vento com sua brisa suave soprar no seu rosto.
    Quero de alguma forma dizer o quanto você é impotante para mim.
    Quero dizer que minha ausência não é esquecimento
    E sim a fatalidade de estar sempre em tratamento
    Um tratamento que teve começo mais um dia chegara ao Fim.
    Se eu não puder ser benção na sua vida
    Que eu seja alguém que possa transmitir somente o amor que tenho no meu coração.
    Quero ser um bem imutavel na vida de todos que
    sempre se lembra de mim com carinho.
    Quero ser a paz e fazer minha Viagem ficar mais suave
    para meu coração.
    Quero com tudo isso dizer..
    Eu não esqueço jamais de você.
    Beijos na alma.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  23. Oi Valéria,
    Eu sou mega preocupada com o que eu posto, pois tenho comentaristas de todas as idades. Tenho comentaristas menores de idade e já tive uma de 11 anos de idade. Fico preocupada em estar enfiando bobagens na cabecinha de meninas que são praticamente crianças. Sei que sou consumista, mas pago minhas contas e nunca dou um passo maior do que aperna, mas será que não estou levando garotas a comprarem o que não precisam e até o que não podem?
    Tem que ter responsa sobre o que se posta por aqui!
    Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  24. Como tudo na vida precisamos ter responsabilidade e bo senso...
    Feliz Páscoa beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  25. Verdade! É bom! E assusta! E a gente se acostuma.
    Ainda bem!!
    Bjos e thanks por compartilhar esses filhos com a gente...

    ResponderExcluir
  26. OLÁ, querida Valéria
    Estive ausente pela Quaresma...

    "Renovar
    Perdoar
    Esquecer
    Corações aquecer!!!"
    (Orvalho do Céu)

    Páscoa é:


    "Coragem é a resistência ao medo,
    domínio do medo,
    e não a ausência do medo."
    (Mark Twain )

    SAIR DO PRÓPRIO TÚMULO

    Jesus libertou-me... enviou-me anjos para me soltar das amarras que me prendiam...

    Apóstolo Pedro: “precisamos dar razões que justifiquem a nossa Esperança” (1Ps 3,15).

    FELIZ PÁSCOA PARA TODOS NÓS!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  27. Um desejo de paz, alegria e puro amor, que a Páscoa traga para o seu coração, continuando a iluminar todos os dias da sua vida.
    Feliz Páscoa.
    Beijos de luz

    ResponderExcluir
  28. Você é sempre gentil. Que viva a Páscoa em seu real sentido de renovação. E pode comer os ovos (rss).

    Bjs.

    ResponderExcluir
  29. Acho que a internet é um grande avanço..desde que não vire vicio.
    Temos equilibrar senão ficamos reféns dela.]

    Feliz pascoa pra ti tb!!


    bjs

    ResponderExcluir
  30. Bom dia,Valeria!!!

    É verdade querida, não tem como não se espantar e se encantar ao mesmo tempo!!Em um minutoum texto, ou uma imagem escolhida por nos, corre o mundo!!!A responsabilidade deve ser sempre observada!Que possamos sempre espalhar boas sementes.Que de alguma forma o que compartilhamos possa ser bom para alguém!
    Que bom minha amiga, que compraste o computador e mergulhou nesse mundo virtual.Assim tive a chance de te achar!E sou grata por conhecer tantas pessoas DO BEM!!!!!!Precisamos tanto hoje em dia...
    FELIZ PÁSCOA!!!!Que seja de muito amor,paz e luz!!!!Que a renovação esteja sempre presente nas nossas vidas!
    Beijos!!!!!E meu carinho!

    ResponderExcluir
  31. Olá

    Acho que este é mais um meio de comunicação, mas com o diferencial de nos proporcionar a possibilidade de deixar os rastros dos nossos tempos de uma forma veloz e marcante. Para mim, fica o senso desta responsabilidade, que sabemos muitos não se apercebem.
    São portas e janelas, nunca antes imagináveis, que nos permitem dar e receber informações, emoções, afetos trocas de experiências. Contudo, o que me assusta é observar que a nova geração necessita estar sempre on line e que a vida real fica um tanto de lado.
    bjs

    ResponderExcluir
  32. Interessante texto. Ainda bem que a internet tem o lado bom para as nossas escolhas. Esse lado positivo que você alimenta em cada postagem, exprimindo nossos sonhos, anseios, reflexões.
    Obrigada, Valéria
    Com muito carinho
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem