Pular para o conteúdo principal

ENVELHECER

Imagem do Google

           "O homem começa a envelhecer quando as lamentações começam a tomar o lugar dos sonhos." (John Barrymore)
            Mal começa o dia e ela senta diante da televisão e assim como passam os flashes coloridos das imagens também passam seus minutos, horas e dias. O colorido das imagens nem a informação nelas contidas quase não lhes chama mais a atenção. Nela são claras as marcas do tempo, seja no rosto enrugado, seja no corpo já encurvado com o peso dos anos, seja nas cicatrizes da alma.
            Ali sentada a vida passa, mas só ficaram as recordações de um ontem que é o seu hoje, pois como se fosse um filme que guardamos para rever depois, ela congelou em sua mente um tempo de boas lembranças que preenchem de memórias o seu presente. Perdida em meio ao cotidiano ali naquele seu mundo povoado por antigos personagens ela se encontra, se identifica, ela é a jovem cheia de sonhos de suas lembranças. Da jovem à mulher forte e trabalhadora, sempre disposta e de sentimentos altruístas restou pouco, veio a perda do viço, da autoestima e uma mente povoada de tristezas e sonhos não realizados se instalaram. O avanço na idade não só lhe trouxe as limitações próprias, mas as que se impôs pela sua desmotivação para viver que culminou em um corpo débil e uma mente vazia, fria e escura do que viveu em um passado recente, de até poucos minutos atrás. Um vazio sempre despertado por perguntas, no questionamento do último instante, do que passou tão rápido que não foi assimilado, sentido. Neste outono cinza como folhas que caem e voam ao vento seus pensamentos e ações desconectados se perdem  e as cores da vida vão se esvaindo diante de nossos olhos perplexos.
           
            Uma excelente semana para todos!

Comentários

  1. Bom dia,Valéria!

    Que triste viver de lembranças...mas envelhecer não é fácil...aprender a lidar com as limitações do corpo pode ser muito difícil para quem estava acostumado a fazer tudo sozinha.Vejo minha vó nesta situação.Se acha um peso.Não adianta falarmos para ela, que já fez tanto por nós, e agora é a nossa vez de fazer por ela!Tem dias que fica triste, só rememorando o passado.
    Eu quero ser uma velhinha diferente!!rsrsr
    Beijos minha querida!!!!Tudo de bom pra ti!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Valéria, acredito que o mais difícil no envelhecimento é não aceitar as limitações como parte desse processo. Por isso, ocupar a mente deve ser uma atividade constante, o convívio social também é imprescindível, afinal, para um idoso a solidão é insuportável.
    Parabéns pelo texto, ele mostra bem a realidade de muita gente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Val querida, com o passar do tempo nosso corpo vai mudando, vai envelhecendo, mas nosso espírito vai ficando mais leve e sábio. Triste de quem encara a velhice só pelo ângulo ruim.

    Linda semana pra vc, bjos de luz e carinho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria
    Envelhecemos conforme vivemos, daí a importância de não perdermos o fio da meada, para que o outono possa ser apenas mais uma estação da vida.
    bjs
    Bom inicio de semana.

    ResponderExcluir
  5. Valeria,um ótimo texto e nos faz refletir sobre a velhice!Só quero saber envelhecer sem ficar chata e rabugenta!...rss...bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Valéria boa tarde! saber envelhecer com sabedoria e raridade e amadurecimento do espírito
    uma semana de paz
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria,
    É lindo, mas me entristeceu...
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  8. Ola Valéria
    Estou de votla, após um recesso para estudos.
    Abraços

    Gostei desse recurso para responder direto no comentário. Como faço isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge!
      Coincidência, fui no seu blog e quando voltei vi seu comentário. Não sei como faz, simplesmente apareceu aqui.rsss
      Abraço!

      Excluir
  9. Lindo, triste e bem real.Vi isso acontecer com minha mãe ! beijos,linda semana,chica (cuido pra não acontecer comigo...)

    ResponderExcluir
  10. Penso como a Chica "lindo, triste e bem real", mas ainda quero crer que podemos não enveredar nessa velhice de saudosismo e desesperança. Tantos conseguem!
    Tento não lamentar e nem me dou asas para embarcar em baixo astral, não que ele não surja, surge sim, mas me sinto tão mesquinha quando dou trela pra ele que acabo espantando o dito cujo.
    Sou muito consciente de que não tenho o direito de reclamar da vida: recebi e recebo tantas bençãos que julgo um crime até resmungar de algum revertério.
    Então, quero crer que isto não acontecerá comigo e torço que não aconteça com ninguém. Vivamos o que merecemos viver!
    Bjsssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

    ResponderExcluir
  11. Puxa Valéria que triste isso né? Tenho visto muitos terminarem assim, mas também vejo tantos curtindo a vida, dançando em bailes, viajando e fazendo tantas outras atividades legais.
    Isso só vem confirmar que cada um colhe o que planta, até pq os velhinhos que vejo curtindo a vida, também tem marcas, também tem limitações, mas não deixam que isso lhes impeça de fazer as coisas.
    Quem envelhece mas não se entrega, consegue ter uma qualidade de vida muito boa e pra esses o tempo é uma bênção.
    Beijos e linda semana!

    ResponderExcluir
  12. Há momentos na vida em que sentimos
    tanto a falta de alguém que o que mais
    queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.
    *Clarice Lispector*
    È assim que me sinto quando sou privada de trazer meu carinho
    pra você que faz parte da minha vida.
    E nesses amigos e (as) que encontro carinho
    e abasteço minha alma de alegria.
    Eu planto amor para colher sua amizade a flor
    mais perfumada do mundo.
    Linda e abençoada semana beijos meus.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  13. O envelhecer dessa forma é realmente muito triste, eu espero viver muito, mas que seja com minha mente perfeita.
    Seus trabalhinhos ficaram lindos!
    Bom início de semana.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Val!!!

    Uma etapa da vida no qual todos vão passar se chegarem até lá, no entanto a forma de reagir e viver esta etapa deve ser diferente para cada pessoa, mas sem dúvida se puder estar perto de pessoas queridas e amadas deve ser muito melhor, um texto para refletir e muitos repensarem as suas atitudes perante a vida.
    Tenha uma semana abençoada!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  15. Como é triste ver alguém envelhecendo dessa maneira...
    São poucos que conseguem envelhecer com alegria e qualidade de vida! Vou ficar atenta pra não cair nessa armadilha!

    Beijão

    ResponderExcluir
  16. Sabe, não sei se por amar tanto a vida e o belo é que me vem essa dificuldade em aceitar a velhice e o fim. Não gostaria de estar nessa fase da vida de jeito nenhum. Forte e doce abraço com meu agradecimento pela sua visita que alegrou meu coração!

    ResponderExcluir
  17. Oi Valéria. Definitivamente é sempre triste a percepção do envelhecimento da alma... notadamente quando o processo de esvaziamento dos sonhos acontece ao nosso redor. Que sejamos eternamente jovens e lindas... rs

    ResponderExcluir
  18. Valéria falasse sobre algo bem real que acomete a maioria das pessoas que envelhecem. Os sentimentos, as emoções, as histórias, enfim, tudo passa mesmo como um filme na cabeça deles. Recordar-se das suas lembranças é uma forma de sentir-se vivo, isso é muito importante para eles, mas é importante também manter a mente ocupada com coisas boas e serem incentivados a isso, não ficarem muito tempo sozinhos e principalmente manter algum contato social. ótima reflexão! Bjo tudo de bom!

    ResponderExcluir
  19. Triste o envelhecimento da alma! Há por aí tantos jovens velhos e velhos jovens!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Uns dois anos atrás, eu tive uma crise, eu tive a impressão que o tempo passou e eu não fiz nada do que tinha planejado.
    Mas depois achei besteira, que o importante é ter planos sim, mas viver bem o dia-a-dia, ser feliz, realizada, isso sim é importante.
    Passou....

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Envelhecer é mais um aprendizado da vida, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom! Sempre fico feliz quando passo por aqui e leio essas palavras bonitas, ainda que sobre algo triste. Tenho medo do envelhecimento da alma. Thanks! Bjos

    ResponderExcluir
  23. Valéria

    Seu texto é uma realidade de muitos. É triste. O caminho seria a interação com outras pessoas idosas que não tem medo de envelhecer e sabiamente tornam o seu dia pleno, vivendo intensamente todos os momentos , o agora.
    Obrigada
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem